Notícias sobre o Protesto dos Professores no dia 15/10 em Ibiporã

19-10-2010 23:14

 Respeito

Neste 15 de outubro, os professores clamam por respeito por parte de toda a sociedade: alunos, familiares, imprensa, membros da sociedade civil organizada e representantes de Estado.
 
Respeito pela nossa profissão e função social. Como professores, o nosso compromisso primordial é o de mediar o acesso ao conhecimento sistematizado e a cultura, além disso fomentar a criticidade, a criatividade e a autonomia intelectual em nossos alunos. Porém, estamos sendo desrespeitados em nossa função. Desrespeitados porque nas últimas décadas a sociedade nos “empurrou” outras funções: a de “pais”, a de assistentes sociais, a de psicólogos, a de médicos, quando não a de policiais que não são de nossa responsabilidade. Todavia, ao falharmos no desempenho de tais funções ilegítimas, somos por toda sociedade cobrados e automaticamente desvalorizados.
 
Precisamos dar um basta nesta situação!
 
Os professores querem ser respeitados socialmente. E esse respeito começa pela liberdade profissional de exercer a função para a qual nos preparamos ao escolher a docência.
 
Para que nosso trabalho seja realizado precisamos que cada segmento da sociedade realize seu papel destinado: a família deve assumir seu papel de formadora dos princípios basilares da ética e da moral, e o Estado o de fornecer a estrutura e profissionais adequados às novas demandas do espaço escolar: psicólogos, assistentes sociais e médicos; bem como, os mecanismos de segurança tanto aos professores/educadores quanto aos alunos. Só assim, cada um assumindo a função e a responsabilidade que lhe cabe, poderemos construir efetivamente uma educação de qualidade em nosso país.
 
Colégio Estadual Olavo Bilac.